31/10/2017

Vacinação contra aftosa começa amanhã

Com a segunda etapa da campanha estadual de vacinação contra a aftosa, que começa amanhã, dia 1º e vai até 30 de novembro, o pecuarista deve aproveitar a oportunidade para investir no seu negócio, que atravessa um bom momento, depois dos problemas ocorridos no primeiro semestre.

 

Quem recomenda é o gerente comercial de pecuária da Cocamar, médico-veterinário João Ivo Lima. Ele explica que a chegada dos meses quentes e das chuvas promove a rebrota dos pastos e dá início a um novo ciclo para a atividade. “A pecuária precisa ser conduzida com mentalidade empresarial, de maneira a oferecer o maior retorno possível”. Isso, segundo ele, depende do uso das melhores práticas, produtos e tecnologias, para atingir padrões e índices satisfatórios.

 

A recomendação de Lima é que o produtor verifique, por exemplo, o estado das cercas e, se for o caso, realize melhorias. Em relação ao rebanho, ofereça nutrição adequada. E, já que vai vacinar o gado contra a aftosa, que faça também a prevenção de outra doença que igualmente exige cuidados: o carbúnculo. “Com o bom momento vivido pelo setor, volta o interesse do pecuarista em investir na atividade”, comenta.

  

Quanto à vacinação contra a aftosa, Lima ressalta que nesta segunda etapa estadual devem ser imunizados todos os animais, entre bovinos e bubalinos. Na primeira etapa, em maio, são vacinados animais com até 24 meses de idade. “A responsabilidade do produtor é muito grande. Ao vacinar o rebanho, ele está fazendo a sua parte no sentido de evitar que a enfermidade se instale no Estado, o que seria desastroso para a nossa pecuária”, afirma.



Maringá - PR 21/11/2017 Min. 20 ºC Max. 30 ºC
Sol
Maringá - PR 22/11/2017 Min. 22 ºC Max. 32 ºC
Predomínio de sol