06/01/2020

Solo bem nutrido é a base da produtividade

Planejar a atividade é indispensável para o sucesso do agricultor e, nesse quesito, o cooperado Paulo Henrique Recco, 41 anos, de Apucarana (PR), sempre deu prioridade ao investimento no manejo do solo.  

Há pelo menos 20 anos, trabalhando com mentalidade empresarial, Recco não descuida da construção da fertilidade, fazendo a correção e a reposição de nutrientes conforme indicação da análise. “Para ter uma lavoura de alta produtividade é preciso saber tudo o que vai ser feito com pelo menos seis meses de antecedência”, afirma o produtor, que é assistido pelo engenheiro agrônomo Danilo Lomba, da unidade local da Cocamar.

ALTA MÉDIA - Nos 140 alqueires do Sítio Santa Terezinha, que fica no distrito de Correia de Freitas e foi visitado pelo Rally Cocamar de Produtividade, os resultados dessa preocupação com o solo podem ser observados pela boa qualidade da lavoura, cultivada sobre a palha do trigo. O produtor sabe que uma palha bem formada retém umidade e, entre outros benefícios, assegura um ambiente favorável ao desenvolvimento da cultura. A quase totalidade da lavoura (95%) foi semeada entre os dias 5 e 20 de outubro, período que, segundo Recco, tem assegurado historicamente a melhor produção.

ESTABILIDADE - Se tudo correr bem, a expectativa é de uma colheita ao redor de 170 alqueires em média por alqueire (70,2 sacas/hectare). De acordo com o produtor, com um solo bem nutrido e estruturado, as médias praticamente se mantêm mesmo em anos considerados difíceis, de estiagem, como se viu na temporada anterior (2018/19), quando ele obteve 168 sacas por alqueire (69,4 sacas/hectare). Isto se aplica também às culturas de inverno: mesmo após 60 dias de clima irregular, com pouca chuva, ele conseguiu boas médias de trigo e milho (respectivamente 130 e 240 sacas por alqueire). E para o próximo inverno, incentivado pela Cocamar, Recco pretende começar a produzir trigo branqueador.  

Outro cuidado em relação à soja, de acordo com ele, é estar atento ao controle fitossanitário, o que inclui a prevenção do ataque de fungos, uma vez que o clima, em razão da umidade, tem facilitado a disseminação da doença. “Aumenta o custo, mas isto acaba sendo compensado pelo diferencial na colheita”, completa.

Recco foi visitado pelo Rally Cocamar de Produtividade, que conta com o patrocínio das seguintes empresas: Basf, Spraytec, Sicredi União PR/SP, Zacarias Chevrolet (principais), Texaco, Cocamar TRR, Sancor Seguros, Elanco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar (institucionais), com o apoio do Cesb, Aprosoja-PR e Unicampo.

 



Maringá - PR 20/01/2020 Min. 20 ºC Max. 31 ºC
Predomínio de sol
Maringá - PR 21/01/2020 Min. 21 ºC Max. 31 ºC
Sol