13/10/2021

Produtor de laranja e apicultor juntos em programa da Cocamar

Estimular a presença de abelhas na propriedade faz bem para o meio ambiente e o bolso do produtor. Foi para conhecer uma iniciativa exemplar nesse sentido que o Rally Cocamar de Produtividade esteve no dia 6/10 no Sítio Águas Claras em Paranavaí, noroeste paranaense, onde em 30 alqueires (72,6 hectares) a família Miranda mantém pomares de laranja e floresta de eucaliptos.


Sustentável - O incentivo à apicultura está sendo feito pela Cocamar por meio do projeto Florada Consciente, implementado em parceria com a Cooperativa de Produtores do Comércio Solidário (Coopsoli) e prevê desenvolver a produção sustentável de laranjas. O objetivo é fomentar a criação de abelhas com a adoção de práticas de convivência, sendo a citricultura uma das atividades mais beneficiadas pela polinização. Estudos apontam que em sistemas bem conduzidos, a produtividade pode ser 35% maior.  


Altamente produtivo - No Sítio Águas Claras, a alta produtividade está a olhos vistos. A média varia de 2,5 a 3 caixas de 40,8kg por planta, bem acima quando se compara com a média nacional de 1,5 caixa/planta.


Europeias e nativas - O produtor Nestor Miranda Filho conta que adquiriu a propriedade há doze anos e, desde então, em companhia da esposa Clemência e da filha Cristiane, que é bióloga e tecnóloga ambiental, tem procurado avançar na criação de abelhas. “Começamos devagar e fomos gostando”, diz. Além da espécie europeia, cujas caixas foram instaladas junto a mata ciliar, há também as nativas, sem ferrão, igualmente importantes para a polinização, que se aninham em pequenas caixas colocadas próximas à casa. Hoje, a propriedade é o que pode ser chamada de “pasto apícola”, com grande variedade de frutíferas e árvores que florescem o ano inteiro.


Preservar - A engenheira agrônoma Nayara Nascimento Souza, da unidade da Cocamar em Paranavaí, comenta que os citricultores, de um modo geral, se preocupam em preservar as abelhas, pois sabem da sua importância para os pomares e o equilíbrio dos ecossistemas. Quando chega o período de florada, a pulverização é noturna e eles optam por um grupo de inseticidas menos agressivo, como os biológicos. 


Fecundação cruzada - “As flores da laranjeira, à princípio, não precisariam da polinização, pois se autofecundam. Mas quando a abelha faz a fecundação cruzada, segundo estudos, o fruto fica maior, assim como a taxa de pegamento, sem falar da diferença na produtividade”, detalha Nayara.


Atrativo - Cristiane Bazzo Miranda, a filha de Nestor e Clemência, observa que as árvores com flores funcionam como um atrativo para os enxames. A opção de contar também com espécies nativas de abelhas decorre do fato de o manuseio ser mais fácil e o mel, muito procurado, valer três vezes mais.   


Pequenos e médios - Idealizado e sob a supervisão da engenheira agrônoma Amanda Caroline Zito, que responde pela coordenação de culturas perenes da área técnica da cooperativa, o projeto Florada Consciente está voltado principalmente para pequenas e médias propriedades de produtores cooperados do noroeste e norte do Paraná. 


Parceria - Amanda explica que todos ganham como resultado de parcerias entre citricultores e apicultores. De um lado, pomares mais produtivos, de outro uma renda extra com a produção de mel e, por fim, uma citricultura mais sustentável.


Números - O projeto tem a participação de 110 produtores de laranja. Em 3,7 mil hectares de pomares, estão sendo introduzidas 2,3 mil caixas de abelhas.


Sobre o Rally


Em sua sétima edição e com a proposta de conhecer as práticas sustentáveis no campo, o Rally Cocamar de Produtividade tem o patrocínio principal da Fairfax do Brasil – Seguros Corporativos, Basf, Fertilizantes Viridian, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet, o patrocínio institucional da Cocamar Máquinas, Lubrificantes Texaco, Estratégia Ambiental e Irrigação Cocamar. Apoiam a realização: Cesb, Aprosoja/PR e Unicampo. 


 

 

 


Maringá - PR 18/10/2021 Min. 17 ºC Max. 24 ºC
Tempo nublado
Maringá - PR 19/10/2021 Min. 13 ºC Max. 23 ºC
Tempo nublado