10/01/2018

Instituições participam de estações técnicas

Presença de especialistas da Embrapa Soja, Iapar e UEM confere ainda mais prestígio e credibilidade à realização

 

 

A presença de importantes instituições de pesquisa confere ainda mais prestígio e credibilidade ao Safratec Cocamar 2018, principal evento técnico regional do agronegócio, de 24 a 25 de janeiro na Unidade de Difusão de Tecnológica (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá. O foco é oferecer soluções para o aumento da produtividade das lavouras.

 

EMBRAPA - Tradicional parceira da Cocamar em realizações técnicas, a Embrapa Soja, sediada em Londrina, designou especialistas para acompanharem as atividades em três estações técnicas: as Estações Manejo de Solo, Manejo de Nematoides e Inoculação.

 

Na primeira, os pesquisadores em manejo de solo Júlio Franchini, Henrique Debiasi, Osmar Conte e Alvadi Balbinot, apresentarão os efeitos de um simulador de chuva, verificando o nível de infiltração de água na superfície em função do tipo de manejo adotado. Eles irão falar aos produtores, também, sobre o Diagnóstico Rápido de Estrutura do Solo (Dres), uma ferramenta desenvolvida pela própria instituição para agilizar a amostragem do solo. Por fim, haverá uma trincheira com informações a respeito da compactação, problema que inibe a produtividade na agricultura.

 

Na Estação Manejo de Nematoides, o nematologista Waldir Dias tratará junto aos produtores de formas de identificação e manejo dos principais nematoides na cultura da soja, explicando como algumas espécies de plantas são utilizadas como opções nesse manejo.

 

Por fim, na Estação Inoculação, o especialista Marco Nogueira apresentará resultados de inoculação e co-inoculação em soja, bem como as opções operacionais para inoculação, demonstração de plantas de soja com inoculação e co-inoculação em soja e também em milho.

 

IAPAR - Representando o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), também com sede em Londrina, o pesquisador Sérgio José Alves fará uma abordagem sobre espécies forrageiras para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), além de prestar orientações a respeito de nutrição e sanidade animal, qualidade de carne, cerca elétrica e o próprio Sistema ILPF.

 

Também entre as principais instituições parceiras da Cocamar, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com os especialistas Rubens Silvério, Denis Biffe e Fabiano Rios, do Núcleo de Estudos Avançados em Ciência das Plantas Daninhas, participa da Estação Herbicidas. Nesse espaço, serão abordados os temas manejo do milho RR “tiguera” em pré e pós-emergência e manejo de capim amargoso em pré-emergência.

  

SERVIÇO

Safratec 2018

De 24 a 25 de janeiro, a partir das 8h

 

Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da Cocamar em Floresta, ao lado da PR-317 



Maringá - PR 17/01/2018 Min. 21 ºC Max. 29 ºC
Sol
Maringá - PR 18/01/2018 Min. 20 ºC Max. 29 ºC
Tempo nublado