06/01/2020

Família cresce unida e com o apoio da Cocamar

Em muitas regiões do norte do Paraná, quase não se vê mais gente morando no campo. A praticidade oferecida pelo meio urbano e a busca por garantir mais renda fizeram com que famílias de pequenos agricultores fossem embora.

Mas há exceções. No distrito de Guaravera, em Londrina, o que se viu no Sítio Olho D’Água, da família Perez, foi um êxodo rural ao contrário. Os filhos Márcio e Marcelo, que tinham saído para trabalhar na cidade, a exemplo da filha Jeniffer, retornaram há alguns anos para morar na propriedade com os pais Pedro e Ruth. Juntos, eles dizem que se sentem felizes, realizados e ninguém pensa em sair dali. O Rally Cocamar de Produtividade passou por lá para conhecê-los.  

Pedro e Ruth já não conseguiam manter toda a família no sítio de 30 alqueires (72,6 hectares) comprado em 2003, onde eles plantam soja e milho, produzem frangos de corte e mantêm horta orgânica e pomares. O retorno financeiro não era suficiente para todo mundo. No entanto, os filhos que tinham partido em busca de trabalho na cidade e formado suas famílias por lá, entenderam que poderiam viver de uma maneira muito melhor se voltassem para as terras da família onde, unidos, teriam mais chances de progredir, viver e criar os filhos com qualidade de vida.

EMPREENDEDORES - Eles trilharam o caminho certo. Apoiados pelos pais, os irmãos Márcio e Marcelo voltaram em 2014 e como a família já possuía maquinários, em apenas cinco anos eles mais que triplicaram a área de soja, para 100 alqueires, arrendando terras de vizinhos. Caprichosos e orientados pelo engenheiro agrônomo Vinícius Arantes, da unidade da Cocamar em Tamarana, eles contam que investem nas melhores tecnologias e garantem que nunca tiveram prejuízo, mesmo diante das oscilações climáticas e dos altos custos do arrendamento. A expectativa de Márcio é de uma safra acima de 160 sacas de média por alqueire. “Planejando e fazendo o investimento certo, a gente consegue bons resultados”, diz o produtor, que pretende continuar ampliando o cultivo de grãos.  

QUALIDADE DE VIDA - As esposas Tais e Joselaine tinham bons empregos na cidade, mas garantem que não trocariam a vida que levam hoje, a exemplo de Jeniffer, casada com Alex. “A agricultura familiar é muito benéfica para seus integrantes”, afirma Jeniffer, lembrando que na cidade as pessoas quase não se relacionam: “lá, a gente nem conhecia os nossos vizinhos”.

Cada qual tem a sua função no sítio e a melhoria da qualidade de vida pode ser observada não apenas pelas boas casas que construíram, mas também pela tranquilidade, a vida mais saudável que passaram a ter, a satisfação de produzirem de tudo um pouco e o fato de compartilharem juntos cada momento.

“Se a família se separar, tudo se acaba”, diz Pedro, ao lado da esposa Ruth, que afirma: “Ter os filhos por perto, trabalhando conosco, é a nossa maior felicidade”.  

Cooperativistas, os Perez crescem com o apoio da Cocamar e realizam todas as suas operações financeiras na Sicredi União PR/SP.

Sobre o Rally

O Rally de Produtividade é uma realização da Cocamar com o patrocínio das empresas Basf, Spraytec, Sicredi União PR/SP e Zacarias Chevrolet, a participação da Sancor Seguros, Cocamar TRR, Elanco, Texaco e Altofós Suplemento Mineral Cocamar, e o apoio do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), Aprosoja/PR e Unicampo.   

 



Maringá - PR 04/07/2020 Min. 10 ºC Max. 21 ºC
Predomínio de sol
Maringá - PR 05/07/2020 Min. 14 ºC Max. 23 ºC
Predomínio de sol