07/06/2018

Cocamar faz reuso de água em indústrias

Em busca da sustentabilidade, cooperativa opera com sistemas de reuso do líquido em seu Parque Industrial

 

Concluindo a Semana Ambiental, durante a qual apresentou a seus colaboradores um resumo das iniciativas que implementa para se tornar cada vez mais sustentável, a Cocamar mostra que desenvolve suas atividades dedicando especial atenção, também, à água, recurso essencial para a sobrevivência do planeta.


O parque industrial da cooperativa em Maringá (PR), um dos maiores e mais diversificados do cooperativismo brasileiro, com 11 unidades, utiliza modernos sistemas de reuso nos quais o efluente, após passar por tratamento, segue para abastecer as torres de resfriamento das fábricas. Um dos benefícios dessa medida está, principalmente, na expressiva redução dos volumes de captação de água limpa.


Outra forma de reaproveitamento se dá pelo processo de osmose, em que ocorre o tratamento do líquido para uso no setor de caldeiras, a qual demanda cerca de 15 metros cúbicos/hora (m³/h). E, para que não haja desperdício, a Cocamar destina parte dessa água, ainda, ao sistema de hidrante do complexo do café e a uma empresa prestadora de serviços responsável pela limpeza dos pátios e instalações, bem como à irrigação do ajardinamento.

 



Maringá - PR 16/10/2018 Min. 20 ºC Max. 27 ºC
Sol
Maringá - PR 17/10/2018 Min. 20 ºC Max. 28 ºC
Sol