05/01/2021

As lições de 2020 e as certezas de 2021

Divanir Higino,

presidente da Cocamar

 

Deixamos para trás um ano que jamais será esquecido e vislumbramos 2021 com a certeza de que será ainda mais exigente em tudo.

 

Da mesma forma, com o otimismo de estarmos prestes a superar os desafios impostos pela Covid-19 – eis que o processo de vacinação se encontra em curso em muitos países -, nossas atenções se concentram agora nas lições que nos foram legadas neste período atípico da história da humanidade.

 

Outra certeza: sobreviver, crescer, aproveitar oportunidades vai depender, daqui para a frente, da nossa capacidade de absorver e colocar em prática tais aprendizados. A Cocamar esteve muito atenta e procurou ser bastante ágil em 2020, adaptando-se rapidamente, promovendo os ajustes necessários e demonstrando a assertividade de seu modelo de gestão, que conta com a participação direta e a confiança dos cooperados e também o preparo e a motivação da equipe de colaboradores.

 

Para se manterem no jogo, os cooperados têm investido em tecnologias mais modernas para o aumento dos níveis de produtividade, fazendo da cooperativa a sua referência em orientação técnica especializada, insumos de qualidade, segurança nos negócios, rentabilidade e relacionamento com o mercado. Isto ficou ainda mais visível em 2020. Ao mesmo tempo, colaboradores superaram-se em meio a um cenário de incertezas e todas as metas propostas foram alcançadas com louvor.

 

Não podemos saber qual vai ser o roteiro de 2021, impossível fazer prognósticos que nos permitam antever como se desenvolverá a atividade agropecuária, bem como a economia brasileira e mundial no ano que se inicia. Por isso a necessidade de aprimorar as soluções que acabamos de conhecer, preparando-nos para mais uma certeza: as novas mudanças que estão por vir.

 

Quem sabe, em breve, poderemos nos encontrar presencialmente e retomar atividades que, por conta da pandemia, ficaram para trás. Mesmo assim, é preciso compreender que os negócios em geral evoluíram de forma irreversível para a digitalização. Sem esquecer que a velocidade da informação não pode prescindir de iniciativas bem sucedidas e acessíveis por meio da internet, como o Dia de Campo de Inverno Digital e o Ciclo de Debates Cocamar. O mesmo se pode dizer em relação a treinamentos e reuniões, que, em função da necessidade, ganharam configurações virtuais, evitando deslocamentos e sem perder qualidade.

 

Em meio a tudo isso, considerando também o protagonismo e o papel fundamental do agronegócio para o tranquilo abastecimento da população em 2020 e a geração de resultados que fortalecem a economia das regiões e a do país, resta, enfim, outra certeza: a de que o nobre trabalho dos produtores, cada vez mais essencial para o conjunto da sociedade, consolida-se como uma sustentável vocação brasileira e é exemplo para o mundo.

 

Sigamos em frente com determinação e confiança, reiterando os votos de um Feliz e Próspero 2021! 



Maringá - PR 25/01/2021 Min. 20 ºC Max. 27 ºC
Sol
Maringá - PR 26/01/2021 Min. 20 ºC Max. 28 ºC
Sol