12/02/2024

Anos desafiadores oferecem, também, muitas oportunidades

Divanir Higino, presidente executivo da Cocamar

 

 

A propósito da realização da AGO no início de fevereiro, retratada nas páginas desta edição, vale a pena ressaltar alguns pontos referentes ao exercício 2023 na Cocamar. Para um ano tão desafiador, marcado por muitas adversidades, o faturamento 17% maior que o do ano anterior foi uma grande conquista.

 

 

Além disso, em um ano de recorde de recebimento de grãos, a cooperativa registrou em 2023 um retorno de sobras aos produtores também 17% acima do realizado em 2022.

 

 

Isso tudo é fruto da confiança, do apoio e da participação dos cooperados, do engajamento do quadro de colaboradores e de uma gestão moderna e profissional, que prioriza a sustentabilidade financeira, as boas práticas de governança e a excelência no atendimento. Importante destacar que no final do ano passado, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) conferiu à Cocamar o Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão, sendo a única cooperativa do agro a receber tal distinção.

 

 

Em 2023, a Cocamar aproveitou oportunidades para expandir os seus negócios. De um lado, iniciando uma parceria com um frigorífico para atuar no mercado de carnes nobres com marca própria e, de outro, abrindo novas unidades nos estados onde tradicionalmente mantém suas operações e chegando a novas e promissoras regiões do Mato Grosso e Goiás.

 

 

Por fim, especial atenção tem sido dada à logística, com a realização de investimentos na ampliação das estruturas de armazenagem nas regiões, visando assim a assegurar mais agilidade no recebimento da produção.

 

 

A Cocamar paga o preço justo pela safra entregue, fornece insumos na cotação do mercado e seus resultados são gerados pela verticalização da cooperativa, com suas unidades industriais. Dessa forma, por ser uma balizadora de preços, a presença da cooperativa impede que os produtores da região sejam explorados pela concorrência.

 

 

Sabemos que o ano de 2024 nos reserva novos desafios e, também, muitas oportunidades. Em sua trajetória marcada pela solidez, segurança e bons serviços prestados, além de promover inúmeros eventos técnicos para a transferência de conhecimentos e tecnologias nas regiões, a Cocamar se apresenta como a melhor alternativa para que os produtores continuem evoluindo e se mantenham competitivos em seus negócios. Valorize e fortaleça a sua cooperativa.