Indústria de Fios

A Indústria foi inaugurada em 22 de outubro de 1982, com o objetivo de industrializar a safra algodoeira regional, agregando valor ao algodão entregue pelos cooperados. Na época, a região Noroeste fazia do Paraná o principal produtor brasileiro dessa fibra, mas a matéria-prima era levada para outros estados, de onde retornava em forma de fios e tecidos. Na década de 90, entretanto, o algodão passou por uma forte crise de preços em razão da livre importação de produto subsidiado. Com isso, a atividade foi praticamente inviabilizada no estado. Tal situação exigiu da Cocamar a flexibilização de sua Fiação, pois a matéria-prima seria suficiente para apenas três meses de operação da indústria. Além de fios de algodão puro, passou a produzir fios mistos (algodão e sintéticos) e fios à base de poliéster e viscose o que multiplicou as oportunidades no mercado. Atendendo às necessidades, vários avanços tecnológicos foram promovidos desde a concepção do projeto, resultando na combinação de melhora no padrão dos produtos e redução dos custos. Em 2011, a Indústria de Fios da Cocamar deu início à modernização do processo, modernizando a linha de abertura, passadores, maçaroqueiras, filatórios, conicaleiras, sistema de transporte e arriada automáticos e vaporizador novos, além da aquisição de reunideira e penteadeiras, o que possibilitou a produção de fios penteados. O parque industrial está preparado para industrializar e comercializar os produtos e subprodutos têxteis. A qualidade dos fios produzidos abre portas para a Cocamar junto aos mais exigentes compradores.

Atividades: Industrialização e comercialização de fios têxteis. Capacidade de Produção Instalada: 8.300 ton./ano de fios de algodão, poliéster e mistos.

Produtos: Open-End (Cardado): Gama de títulos produzidos no sistema a rotor: Ne 8/1 a Ne 30/1. Convencional (Cardado): Gama de títulos produzidos no sistema convencional: Ne 8/1 a Ne 30/1. Convencional Penteado: Gama de títulos produzidos no sistema penteado: Ne 24/1 a Ne 40/1. Fibras: Algodão, poliéster, poliéster ecológico (PET), viscose e outras. Possibilidade de composições variadas. Tecnologias Utilizadas: Abertura automática de fardos, garantindo regularidade. Sistema Convencional Cardado, Open-End Cardado e Convencional Penteado. Passadores auto-reguladores, emenda splicer e controle de metragem. Sistema de tranporte e arriada automática. Vaporização de todos os produtos.

Mais Informações


Maringá - PR 18/12/2017 Min. 22 ºC Max. 34 ºC
Sol
Maringá - PR 19/12/2017 Min. 21 ºC Max. 33 ºC
Sol