Viridian Force é lançado para produtores na noite de quinta-feira em Maringá

04/09/2026

Compartilhar

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial promoveu o lançamento na noite de quinta-feira (3/9) em Maringá, na Associação Cocamar, com a presença de produtores da região e técnicos, do seu mais novo produto da linha de fertilizantes Viridian, formado por foliares, sólidos, biológicos e adjuvantes.

“Trata-se de uma inovação no portfólio do Viridian com alta carga orgânica, sendo o mais importante a origem e distribuição dos aminoácidos que vão influenciar diretamente sua eficiência. Por isso, o Viridian Force nos surpreendeu com seus resultados, tendo sido concebido para potencializar a performance fisiológica da lavoura e contribuir para o desenvolvimento de plantas mais equilibradas e produtivas”, afirma o gerente comercial da Linha Viridian, André Bartchechen.

Segundo explica o gerente, o produto atua no metabolismo vegetal, auxiliando na assimilação de nitrogênio, na síntese de proteínas e clorofila e na tolerância da planta aos estresses, com uma tecnologia de alta eficiência para diferentes culturas.

A pedido dos produtores

“O Viridian Force é resultado de uma solicitação dos próprios produtores, que enfrentam o desafio do estresse nas plantas, ocasionado principalmente pelo clima, como veranicos, altas temperaturas e dias nublados. As plantas passam por períodos de estresse sucessivamente e o produto é apresentado como solução para mitigar os danos causados por essas intempéries”, afirma.

Uma complementação

André lembra que a linha Viridian é formada por produtos que atendem todos os estádios fenológicos da cultura da soja, por exemplo, melhorando a eficiência das aplicações dos defensivos, como é o caso dos adjuvantes. “Da mesma forma, é preciso colocar a quantidade necessária de nutrientes, conforme o desenvolvimento das plantas”, sintetiza, ao citar que a adubação foliar é uma complementação do que o produtor faz de adubação na base. “Essa complementação é necessária para auxiliar a planta a ativar seu metabolismo e, com isso, assimilar melhor os açúcares e ter uma melhor taxa fotossintética, para reverter em produtividade”.

Construir a produtividade

O gerente orienta que os produtores cooperados conversem a respeito disso com os engenheiros agrônomos da assistência técnica da cooperativa, no sentido de que utilizem adequadamente essas soluções: “Os profissionais vão ajudar a construir a produtividade dentro do manejo”.

Disponível nas unidades

O Viridian Force foi apresentado inicialmente para a equipe técnica da Cocamar em abril, sendo que no mesmo período a cooperativa incluiu o produto no portfólio de insumos que integrou a campanha de insumos para a safra 2026/27.

O primeiro lote, para a comercialização, foi retirado da indústria, em Paranavaí, na última semana de agosto, estando disponível na rede de unidades distribuída pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.