Manejo adequado do solo faz a diferença em ano de clima complicado

13/02/2026

Compartilhar

Quando alguém fala sobre o trabalho da família Celestino em Ivatuba, município da região de Maringá, lembra logo do capricho que ela tem com o manejo do solo, uma boa prática que seu Ângelo adotou há décadas e transmitiu aos familiares.

Por isso, a Fazenda Estrela, de 88 alqueires, se tornou uma referência regional em produtividade, sendo também um exemplo em gestão, tecnologias e sucessão familiar. No dia 11 de fevereiro, o Rally Cocamar de Produtividade passou por lá.

Seu Ângelo e a esposa, dona Luzia, têm um filho (Sidnei) e cinco filhas (Roseli, Rosemeire, Rosângela, Tânia e Luciane), dos quais Sidnei, Roseli e Tânia estão envolvidos na gestão dos negócios.

No último período de inverno, eles trabalharam o solo com braquiária e aveia, garantindo boa cobertura com palhada, entre outros benefícios resultantes dessa prática e que, tradicionalmente, mantém a propriedade entre as que mais produzem na região.

Os Celestino fazem análise de solo todos os anos, com a devida reposição de nutrientes, e são assistidos tecnicamente pelo engenheiro agrônomo Jancey Rodrigo Alves, do Grupo Mais de consultoria especializada da Cocamar, contratada em 2022.

Sem “morredeira”

Em São Jorge do Ivaí, o cooperado Armando Pauro também têm a cultura do manejo do solo, que adotou há mais de dez anos, “sempre com bons resultados”, segundo ele.

Para Armando, foi por causa do manejo do solo que nesta safra, diferentemente dos vizinhos e de grande parte dos demais produtores do município e região, ele não teve problemas com a chamada “morredeira da soja”, doença causada por fungos que está associada, entre outros problemas, à compactação. “Não precisei fazer nenhum replantio”, salientou.

No entanto, o longo período sem chuvas prejudicou sua soja. Mesmo assim, analisando os danos sofridos pelas lavouras da redondeza ele estima colher ao menos 20% acima da média do município. “Quem investe no manejo do solo, recupera todo o seu investimento e tem uma série de outros benefícios”, completou.

O Rally Cocamar de Produtividade foi acompanhado na visita à propriedade de Armando Pauro, pelo gerente da unidade da Cocamar em São Jorge do Ivaí, Michel Garcia.

Sobre o Rally

O objetivo do Rally é conhecer e difundir as boas práticas agropecuárias.

Patrocinam a realização: Corteva, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian e Nissan Bonsai Motors, com o apoio da Unicampo, Aprosoja/PR e Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).