Fechando o Outubro Rosa, mês dedicado a conscientizar o público feminino sobre a prevenção do câncer da mama, a unidade da Cocamar em Floresta – município vizinho a Maringá - promoveu na noite de terça-feira (28) em suas dependências, um evento com a participação de cerca de 70 produtoras, entre cooperadas e esposas de produtores cooperados.
Após uma saudação do gerente Claudinei Donizete Marcondes e da facilitadora Gabriela Souza, responsável pela organização, que envolveu uma equipe de colaboradores, a agenda foi dividida entre uma apresentação feita por Viviane Dolphine Campanholi e uma palestra motivacional proferida pela psicanalista Gisely Almeida, da Sicredi Dexis, onde é coordenadora de Cooperativismo e gestora do Dexis Instituto.
Viviane falou sobre a Natubiojoias, marca surgida da união de mulheres que se dispuseram a dar continuidade à união vivenciada em dias de curso, realização e autocuidado. “Através da arte, buscávamos momentos de trocas, fortalecimento e distração. Hoje, apresentamos o projeto como algo que almeja engajamento educacional, ambiental, social, valorização da mulher, organização e comercialização”, explica, ao destacar que se trata de “uma iniciativa recente com sonhos ambiciosos, que agrega valor ao bioma da Amazônia no território paranaense com olhar comercial internacional”.
O Poder da Audácia
Por sua vez, a palestra de Gisely Almeida, que teve como tema O Poder da Audácia, compartilhou sobre sua jornada de fé, coragem, autodescoberta e determinação, com passagens marcantes de sua história, desde a infância simples, filha de cortadores de cana, à trajetória de executiva e palestrante reconhecida na área de desenvolvimento humano e liderança.
Gisely comentou sobre os desafios que moldaram sua vida, como o enfrentamento do câncer e o milagre do nascimento de suas filhas gêmeas Vitória e Valentina. “A audácia começa em pequenos passos. Quando você realiza um sonho simples, percebe que pode conquistar qualquer outro”, afirma, lembrando ter sido reprovada em um teste seletivo da Sicredi Dexis e, sem desanimar, tentar novamente um ano depois, quando foi aprovada. E, na vida pessoal, ao enfrentar um câncer e o diagnóstico de infertilidade, transformou dor em propósito. E, mesmo após três abortos, viveu o milagre de gerar as filhas.
Gratificante
Fazendo parte do núcleo feminino de Floresta, a produtora Patrícia Caetano resumiu o evento como gratificante, com destaque para a palestra de Gisely: “a pessoa que foi em busca de novas oportunidades, quis crescer, sonhou e foi para a frente mesmo enfrentando muitas barreiras, isso é inspirador”.
Protagonismo
“Inspiro mulheres e líderes a assumirem o protagonismo de suas próprias histórias, despertando o que há de mais genuíno em cada um”, completa.
Apoiadores
O evento contou com o apoio das cooperativas Sicredi Dexis e Unicampo e das empresas parceiras Brevant, FMC e Agroeste.