Programa realizado por Cocamar e Ourofino leva informação para o desenvolvimento de produtoras cooperadas

31/10/2025

Compartilhar

Produtoras rurais já são mais de 20% do quadro social da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que historicamente incentiva o envolvimento delas na organização e na gestão dos negócios de suas famílias. Ao longo do ano, são várias as realizações organizadas pela cooperativa junto a esse público, algumas das quais com o apoio de empresas parceiras.

Foi o que aconteceu nos meses de setembro e outubro, quando o Programa de Desenvolvimento de Mulheres, promovido em parceria com a Ourofino Agrociência, reuniu dezenas de participantes de várias regiões atendidas pela Cocamar no Paraná.

No início da tarde de segunda-feira (27), um evento marcou o encerramento da realização, após quatro palestras ministradas por videoconferência sobre temas específicos. A primeira, no dia 29/9, abordou Diálogos e influência, pensamento crítico e tomada de decisão; a segunda, em 6/10, Como o diálogo e a influência contribuem para gestão, tomada de decisão e para vivência no campo; a terceira, dia 13/10, teve como foco Agro de ponta a ponta e fortalecimento da mentalidade de crescimento e inovação; e, por último, no dia 20/10, A grandeza do agro – como fortalecer a mentalidade de crescimento e inovação no cotidiano.

Formação de lideranças

Ao fazer sua saudação, o gerente de Cooperativismo João Sadao ressaltou que iniciativas assim contribuem para que as produtoras encontrem o seu espaço. “Temos um carinho especial pelas produtoras, que vêm aumentando sua presença na Cocamar. Há 20 anos, elas não passavam de 5% do total”, disse, ao enfatizar que um dos objetivos, também, é a formação de lideranças para que venham a fazer parte dos conselhos da cooperativa. Por fim, expressou, em nome da Cocamar, a gratidão à Ourofino por propor realizar o Programa entre as cooperadas.

Falando pela Ourofino, a analista de comunicação e performance social Erica Sardinha Messetti agradeceu a Cocamar e as participantes pela parceria, citando que “o agro pode ser mais forte, justo e inovador sob o olhar feminino”. Ela explicou que o Programa de Desenvolvimento de Mulheres é uma iniciativa do Consciência Agro, lançado pela empresa no ano passado com o intuito de formar e capacitar mulheres de todo o Brasil para assumirem papéis em diferentes carreiras no agronegócio, inclusive em cargos de liderança.

Também em nome da empresa, o engenheiro agrônomo Rodrigo Dena, consultor conta chave, agradeceu a todos pelo comprometimento e frisou que a Ourofino é uma empresa fundada há 15 anos que começou sua história em 1987. Atualmente, um de seus pilares é o fortalecimento das relações com cooperativas, por meio do programa OuroCoop, e a consolidação do programa Reimagine, que aproxima a marca dos agricultores por meio de experiências técnicas e comerciais.

“Embaixadora do agro”

A programação foi finalizada com uma palestra de Sônia Bonato, que se destaca não apenas pelo seu conhecimento na gestão de propriedades rurais, mas também no seu papel inspirador no empoderamento das mulheres no campo. Conhecida como “embaixadora do agro”, ela compartilhou sua jornada desde os dias de vendedora até se tornar uma referência no setor.

Sônia lembrou as suas origens humildes, onde trabalhou em diferentes áreas até casar-se com um produtor rural e mudar-se para Goiás. Foi lá que a sua jornada no agronegócio começou e ela percebeu a necessidade de se capacitar para acompanhar o ritmo do campo. “Eu descobri que não entendia nada de como produzir um grão de arroz”, conta. “Foi aí que comecei a buscar cursos e participar de eventos, sempre notando a escassez de mulheres nesses ambientes”.

Essa percepção foi o ponto de partida para Sônia se tornar uma voz ativa na promoção do protagonismo feminino no campo. Ao longo de 28 anos e 59 cursos depois, ela viu o movimento crescer, incentivando outras mulheres a se envolverem na gestão das propriedades rurais ao lado de suas famílias.

Pela Ourofino, participaram do evento, também, Alexandra Botelho, da área de desenvolvimento de mercado, Wilson Pereira, de desenvolvimento de negócio, e Gustavo Negrão, representante técnico de vendas.