Reunindo cooperados e profissionais de assistência técnica ligados à Cocamar, dias de campo com o tema Plantabilidade e cuidados a serem tomados na semeadura das lavouras foram promovidos nos dias 10, 11 e 12 deste mês, no Paraná, pelo Grupo+ de Consultoria Personalizada da cooperativa.
No dia 10, a iniciativa foi realizada no município de Maria Helena, nos solos arenosos da região de Umuarama, na propriedade do cooperado Antônio César Pacheco Formighieri. No dia 11 em Ourizona, entorno de Maringá, em uma área de solos de textura mista do cooperado José Rogério Volpato. E no dia 12, no solo argiloso de Londrina, o evento aconteceu na propriedade da família Luca, administrada pelo cooperado Ricardo Luca.
Padrão adequado
Conforme explica o engenheiro agrônomo José Eduardo Marcon, do Grupo+, entre os assuntos abordados, destaque para a importância de se realizar um padrão adequado de semeadura, observando os cuidados para um bom estabelecimento da lavoura, além de dicas de regulagem e ajustes nos equipamentos que possibilitam melhorias no processo.
“Uma lavoura bem implantada e bem estabelecida apresenta um aumento significativo no potencial produtivo, trazendo maior segurança e rendimento na produção”, afirma José Eduardo.
O Grupo+
Serviço de consultoria especial oferecido pela cooperativa, o Grupo+ é contratado por cooperados que pretendem avançar na adoção de práticas e tecnologias visando o manejo sustentável do solo e o incremento da produtividade.
A semeadura da safra de grãos 2025/26 está autorizada pelo Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc) do Ministério da Agricultura desde o dia 1º de setembro.