Para fortalecer ainda mais o compromisso da Cocamar com a segurança dos colaboradores nos ambientes operacionais, a cooperativa mantém um amplo programa voltado não apenas à prevenção de acidentes, mas também a conscientizar cada colaborador de que a sua participação é indispensável.
Desde julho, por exemplo, é promovida a Caminhada da Segurança, em que a alta gestão se envolve ainda mais para consolidar essa cultura junto aos profissionais, passando a percorrer periodicamente locais como indústrias, estruturas de recebimento de grãos e canteiros de obras.
Um valor
Segundo explica o gerente executivo de Segurança Ocupacional, Alexsandro dos Santos, o objetivo é dar exemplo, reforçar a disciplina operacional e valorizar a atenção às práticas de segurança. “Na Cocamar, a segurança não é apenas uma preocupação, mas um valor. E se fortalece quando cada cuidado, cada iniciativa, se soma dentro da organização”, ressalta.
Além do acompanhamento já realizado de forma rotineira pelo gerente executivo, a agenda inclui um calendário com a presença do superintendente da área, do presidente executivo e do vice-presidente executivo de Negócios.
Dinâmica
Santos comenta que a dinâmica inicia por uma breve reunião, após a qual os gestores são acompanhados aos locais, momentos em que observam as condições de segurança e interagem com os colaboradores. Ao final, é feita uma avaliação, oportunidade em que se abre espaço para sugestões e, se necessário, um plano de melhoria.
Como surgiu
A ideia de implantar a Caminhada de Segurança surgiu de uma viagem executiva ao Japão, promovida pelo sistema Ocepar. O país é reconhecido pelo rigor em relação à prevenção e iniciativas inovadoras, voltadas à segurança no ambiente de trabalho, com o envolvimento direto da alta gestão.