Reunindo especialistas, profissionais técnicos e lideranças, Dia de Campo promovido no dia 4 de setembro na Agropecuária Cerrado 3A em Anaurilândia (MS), fruto de cooperação técnica entre a Cocamar e a Embrapa Agropecuária Oeste, teve como objetivo a validação de Unidades de Referência Tecnológica (URT).
O trabalho teve a participação dos proprietários Silvio Roes e Luiz Henrique Pedroni, e dos profissionais da equipe técnica do Grupo Mais de Consultoria Personalizada da Cocamar, os engenheiros agrônomos José Eduardo Marcon e Jorge Vecchi.
Como a cooperativa vem construindo uma unidade de recebimento de grãos no município, o objetivo da parceria é avaliar sistemas de conversão de pastagens degradadas para modelos de integração lavoura-pecuária (ILP) que viabilizem e deem estabilidade à cultura de soja na região.
Entre as propostas do projeto estão o levantamento e a caracterização edafoclimática da região leste do estado, a validação de formas de correção de acidez do perfil do solo em área degradada, bem como de cultura para produção de grãos e palha visando retorno econômico na entressafra da soja, e, ainda, a validação de espécie para produção de forragem/palha na entressafra da soja.
Forrageiras e entressafra
Entre as forrageiras para entressafra de soja, os experimentos compreenderam os capins Paiaguás, Piatã, Xaraés/MG5, Tamani, Zuri e Miyagui.
Para a entressafra, foram cultivados até a data limite para a semeadura de milho (10 de março) em área de 840m2 por cultura: Estilosantes solteiros (para consórcio com soja, sem dessecação de pré-plantio); Crotalária ochroleuca + Brachiaria ruziziensis; Brachiaria ruziziensis solteira (padrão da propriedade); Carinata + Brachiaria ruziziensis; Gergelim + Bracharia ruziziensis; Estilosantes + Brachiaria ruziziensis; Mix de cobertura; Milheto granífero + Brachiaria ruziziensis: Sorgo granífero + Brachiaria ruziziensis; e Milho safrinha + Brachiaria ruziziensis.
Os trabalhos incluem a construção de perfil do solo com preparo profundo e aplicação de corretivos, uso de corretivos de maior solubilidade (óxidos e hidróxidos) em substituição ou complementação ao calcário e introdução de plantas de serviço (para cobertura de palhada e pastejo) e produtoras de grãos (destinadas à obtenção de renda suplementar) solteiras ou consorciadas em sucessão à soja, além de avaliar cultivares da oleaginosa.
Cartilha
As informações geradas por meio dessa cooperação técnica vão ser utilizadas para elaboração e produção de cartilha técnica de sistemas de conversão de pasto degradado para a região.
Presenças
Pela Cocamar, participaram do Dia de Campo o presidente do Conselho de Administração, Luiz Lourenço, o gerente executivo técnico Renato Watanabe, o gerente técnico Luiz Clovis de Oliveira e profissionais ligados ao departamento técnico da cooperativa, incluindo unidades instaladas no Mato Grosso do Sul.
A Cocamar é pioneira em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no país e há quase três décadas incentiva o sistema produtivo nas regiões onde atua.
Embrapa
Representando a Embrapa Agropecuária Oeste, estiveram no evento, entre outros profissionais da instituição, os pesquisadores Luis Armando Zago Machado, Rodrigo Arroyo Garcia, Éder Comunello, César José da Silva, Júlio César Salton, Gessi Ceccon e Carlos Hissao Kunihara.