Nos dias 24 e 25 de julho, durante o Festival de Rodeio em Atalaia, município da região noroeste do Paraná, a equipe técnica da Cocamar Cooperativa Agroindustrial e da Cooperativa de Produtores do Mercado Solidário (Coopsoli) promoveu uma ação de conscientização da população em geral sobre o greening, doença que ainda não tem tratamento e afeta os pomares de laranja.
A iniciativa alcançou mais de 2 mil pessoas, que foram informadas sobre a gravidade da doença, seus sintomas e as medidas de prevenção que a comunidade deve adotar, como a erradicação de plantas de citros em quintais e pequenas chácaras, por serem hospedeiras do psilídeo, o inseto transmissor da bactéria causadora da enfermidade.
A citricultura é uma importante atividade econômica do noroeste paranaense, envolvendo centenas de produtores e gerando milhares de postos de trabalho, além de movimentar o comércio das cidades. O evento em Atalaia está em linha com ações organizadas em escolas, feiras do produtor e exposições agropecuárias em Nova Esperança e Paranavaí, entre outras.
“Por meio da conscientização, é possível proteger não apenas as plantações, mas também o sustento e a qualidade de vida das comunidades que dependem da citricultura, garantindo que este patrimônio continue florescendo para as futuras gerações”, afirma Kelyn Henkemaier, engenheira agrônoma da Coopsoli.
Na oportunidade, foi feita a divulgação, também, do Ano das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o compromisso que ambas as cooperativas têm com o desenvolvimento do setor agrícola.