Cocamar apresenta sua nova linha de biológicos durante o Giro Técnico 2025

10/07/2025

Compartilhar

Com participação voltada exclusivamente ao aprimoramento de profissionais técnicos de suas unidades nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Cocamar promove nesta quarta e quinta-feira (9 e 10/7) na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa em Floresta, região de Maringá, o Giro Técnico 2025.

São cerca de 200 participantes, incluindo as equipes de 23 empresas parceiras da Cocamar que, no local, instalaram estandes para a apresentação de tecnologias destinadas às culturas de inverno e de verão.

Capacitação

Em sua saudação, o gerente executivo técnico Renato Watanabe destacou o esforço da cooperativa em promover a constante capacitação de seu corpo técnico. “O ponto chave do evento é demonstrar os diferentes híbridos que estão à disposição dos cooperados para um correto posicionamento e a busca por um aumento de produtividade e sustentabilidade”, citou, lembrando que a realização é um momento, também, para tratar da atualização de temas como fertilidade e manejo adequado do solo.

Inoculantes

Ainda na manhã de quarta-feira, o público conheceu, em primeira mão, a nova linha de biológicos dos Fertilizantes Viridian, produzida pela Cocamar e em fase de lançamento, composta inicialmente por dois inoculantes, sendo um para soja e outro para gramíneas. A previsão da Cocamar é, na sequência, incluir outros produtos em seu portfólio. “A Cocamar amplia assim a sua presença na área de nutrição vegetal. Podemos dizer que o ViridianBio é o irmão mais novo do Viridian Fertilizantes”, destacou o gerente comercial de Insumos, André Bartchechen, ao explicar que a cooperativa oferece ao mercado, a partir de agora, também uma base biológica.

A Coinoculação, entre outros benefícios auxilia na formação de nódulos nas raízes das plantas visando a fixação biológica de nitrogênio e produção de fitormônios, como (auxina, citocinina e giberelina) promovendo sinergia das bactérias resultando nódulos de maior viabilidade, um melhor enraizamento e posterior produtividade.

Em sua apresentação o gerente demonstrou que ao fazer uma Re-inoculação adequada, de soja tem em média um incremento de produtividade de 8%, e com a Coinoculação um ganho médio de 16%, segundo dados divulgados pela Embrapa. “Nosso foco é contribuir para aumentar a rentabilidade do cooperado”, reforça Bartchechen, orientando que o mesmo converse a respeito com o profissional técnico de sua unidade de atendimento.

Credibilidade

O gerente executivo Comercial de Insumos, Paulo Martarello, também se pronunciou aos presentes, chamando atenção para o fato de que existem muitas marcas de fertilizantes foliares e biológicos no mercado, mas a linha Viridian conta com o diferencial da credibilidade da Cocamar, o que significa segurança. “A cooperativa está incrementando o seu portfólio com produtos de alta qualidade e o cooperado que busca crescer só tem a ganhar com isso”, mencionou.

Atendendo ao cooperado e ao consumidor

“Há cinco anos a Cocamar foi uma das primeiras cooperativas a investir em uma marca própria de fertilizantes e adjuvantes, para atuar na linha nutricional e de tecnologia de aplicação, olhando muito para uma tendência de mercado e uma necessidade que os consumidores têm posicionado ao setor produtivo. Por isso, estamos lançando agora nossos produtos biológicos”, ressaltou o gerente executivo técnico Renato Watanabe.

Segundo ele, essa é uma preocupação da cooperativa, que opera no recebimento de grãos, comercialização de insumos e industrialização. “O papel da cooperativa é ligar as duas pontas: de um lado, a gente traz uma linha de produtos pensando em aumento de produtividade e sustentabilidade, olhando do ponto de vista do cooperado, e ouvindo quem consome os alimentos produzidos, que priorizada cada vez mais alimentos saudáveis e com uma pegada ambiental mais sustentável”.

Percorrer os estandes

Os profissionais participantes do Giro Técnico foram divididos em grupos para percorrer os estandes, onde assistem palestras e demonstrações sobre novas tecnologias destinadas ao aperfeiçoamento técnico dos produtores.