Dezoito mudas de espécies nativas produzidas por alunos do Programa Cultivar, mantido pela Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foram plantadas por colaboradores da cooperativa e estudantes no dia 6 de junho no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Elizete Piveta Assunção, em Maringá.
A ação, que fez parte da comemoração da Semana do Meio Ambiente, foi realizada pelo Instituto Cocamar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e o Departamento Ambiental da Cocamar. Na oportunidade, ainda, 27 alunos da instituição que participaram do ato receberam bolachinhas preparadas por voluntários do Instituto Cocamar.
O plantio de mudas produzidas pelo Programa Cultivar é uma tradição mantida há anos em ocasiões assim, com fins educativos e de conscientização para a necessidade de preservação ambiental. Foram plantadas no CMEI espécies como caroba (Jacaranda cuspidifolia), capororoca (Rapanea ferruginea), araçá-vermelho (Psidium cattleianum), mutambo (Guazuma ulmifolia), araçá-roxo (Psidium myrtoides) e urucum (Bixa orellana).
Implementado há cerca de 20 anos, o Cultivar – com viveiros em Maringá e Rolândia - é voltado à inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho, contratados como colaboradores da cooperativa, sendo as mudas destinadas para doação aos produtores cooperados, visando a recomposição de áreas de preservação permanente em suas propriedades.