Cocamar retoma o Programa Cooperjovem

30/04/2025

Compartilhar

"Ser um educador cooperativista abre uma porta. Na ideia de que, se desejamos educandos cooperadores, precisamos de educadores cooperativistas. Só se ensina o que se vive”, comentou o professor Renato Munhoz da Escola Social Marista Irmão Acácio de Londrina (PR), sobre o Programa Cooperjovem que começa a ser implementado pela Cocamar por meio de um termo de compromisso firmado entre a cooperativa, o Serviço Social de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-PR) e a escola.

A iniciativa é direcionada a 104 alunos de 6º e 7º anos que terão acesso, ao longo de 2025, à metodologia. Para isso, foi promovida a formação de dez professores e da equipe pedagógica.

Professor da disciplina de Ensino Religioso e História, Munhoz destacou ainda que “resgatar valores como a cooperação no ambiente escolar, contribui para um ambiente mais colaborativo e solidário”. E sobre a expectativa de resultados com as primeiras turmas, ele disse acreditar que, como educador marista, “a escola cria um ambiente onde os valores que tanto desejamos vivenciar poderão somar ao Cooperjovem como uma ferramenta poderosa de disseminação dos próprios valores maristas”.



Educação
O Programa tem como objetivo capacitar professores, técnicos das secretarias municipais de educação e das cooperativas para trabalharem com ações elaboradas segundo diretrizes nacionais, cujos eixos temáticos incluem Educação Ambiental, Educação Empreendedora, Educação Cooperativista e Educação Financeira, promovendo a cultura da cooperação e do cooperativismo.


Sua realização atende aos princípios 5º e 7º do cooperativismo, que são, respectivamente, Educação, Formação e Informação, e Interesse pela Comunidade. Ao mesmo tempo, em seus objetivos de governança ESG, pretende contribuir para erradicar o trabalho infantil, promover diversidade e equidade, oferecer treinamento e educação, e atender as comunidades locais. Todo este processo é desenvolvido por meio da aplicação de métodos lúdicos como o Cooperjogo.



No Paraná
Em 2024, o Cooperjovem contou com a atuação de 2.800 professores em 220 escolas do Paraná, alcançando mais de 28 mil estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em 60 municípios do estado. Com o apoio de 22 cooperativas e a dedicação de agentes de desenvolvimento humano, a capilaridade do programa cresce anualmente.
O Sescoop atua na área de educação e desenvolvimento do cooperativismo no Brasil, apoiando e fomentando a formação continuada de cooperados, funcionários, lideranças e demais públicos ligados ao setor.


No ano de 2005, a Cocamar firmou parceria com o Sescoop para a formação de multiplicadores do Programa e, no ano seguinte, as instituições parceiras começaram a receber a metodologia. Capacitação que se estendeu até 2019 e agora, após seis anos, está sendo retomada pela Cocamar.


Autor: Imprensa Cocamar