Com o Programa Cultivar, Cocamar participa da Arena Sustentável Maringá

07/11/2023

Compartilhar

O premiado Programa Cultivar, iniciado em 2006 como fruto de uma parceria entre a Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), será um dos destaques da Arena Sustentável Maringá, de 10 a 12 deste mês no Eurogarden. A realização é do Grupo Maringá de Comunicação com o apoio da Universidade Estadual de Maringá e da Prefeitura do município.

Durante a Arena, os visitantes vão poder entender melhor os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e conferir ações práticas adotadas por empresas maringaenses que conquistaram os chamados selos ODS, uma identificação que atesta que elas estão no caminho para ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Em Maringá, a certificação é promovida pelo Instituto ACIM e Sebrae.

Os ODS são 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que fazem parte da Resolução 70/1 “Transformando o nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

Com o Cultivar, a Cocamar atende ao 10º ODS, que trata da redução das desigualdades. Por meio dessa iniciativa, um total de 39 alunos da Apae em Maringá e Rolândia foram contratados como colaboradores da cooperativa para trabalharem na produção de mudas de espécies nativas nos viveiros das próprias instituições. Com o lema “Produzindo florestas com mãos especiais”, o programa promove a inclusão dos alunos no mercado de trabalho e toda a produção de milhares de mudas todos os anos é doada para que agricultores cooperados façam a recomposição de áreas de preservação permanente em suas propriedades.

Desde 2020, a Cocamar é participante do Pacto Global para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e suas atividades, nos mais diferentes setores, atendem a maioria dos ODS, que preveem Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.