Cidade Gaúcha sedia evento sobre ILPF nesta quinta-feira
10 de Outubro de 2013
Nesta quinta-feira (10) a partir das 13h em Cidade Gaúcha (PR), a Cocamar promove em parceria com o Instituto Emater, na propriedade de Ademir Paulino Ferrarini, um dia de campo sobre Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

Conforme explica o gerente de produção Luiz Américo Tormena, da unidade da cooperativa em Tapira (cuja região compreende o município de Cidade Gaúcha), é o segundo ano de integração na propriedade de Ferrarini. “Estamos contando com a participação de um grande número de pecuaristas”, comenta Tormena, lembrando que o sistema vem ampliando espaço nos últimos anos. “Muitos estão conhecendo melhor a ILPF e vendo os resultados que apresenta”, diz.

Integrar lavoura, pecuária e floresta significa incorporar áreas de pastagens degradadas ao processo produtivo, cultivando soja no verão e potencializando a pecuária no inverno. A base para o sucesso do sistema, de acordo com os técnicos, é o plantio de capim braquiária logo após a colheita da soja, uma vez que o mesmo vai fornecer alimento para o gado durante o período frio do ano. Na primavera, a braquiária é dessecada e serve de proteção ao solo, assegurando controle da erosão e conforto térmico para o desenvolvimento da soja em um novo ciclo. Em áreas intercalares, o proprietário pode fazer o plantio de eucalipto que, além de proporcionar sombreamento para o bem-estar dos animais, fornece madeira a partir do sétimo ano de cultivo.

FÓRUM – A ILPF, a propósito, é tema da segunda etapa do Fórum Nacional de Agronegócios a ser promovido pela Rádio CBN Maringá a partir das 20h do próximo dia 17, em Maringá, no Recinto de Leilões do Parque de Exposições da cidade. O principal palestrante é o presidente da John Deere Brasil, Paulo Herrmann, que terá a companhia, no debate, do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, e do pesquisador da Embrapa Cerrados, João Klutchoski.
 
•  Talento
•  Maringá
•  Cocamar
•  Suavit
•  Purity