Apresentação de trabalhos finaliza Programa de Capacitação em ILPF

04/04/2024

Compartilhar

Depois de 13 meses, em que foram totalizadas 139 horas de formação que incluíram dias de campo, visitas técnicas e consultorias, o Programa de Capacitação em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), realizado pela Cocamar e o Sistema Faep/Senar-PR, chega ao seu estágio final, em que os participantes, agrupados em 19 equipes, apresentam nesta terça e quarta-feira (3 e 4/4) seus trabalhos para uma banca de avaliação.

Com o apoio da Associação Rede ILPF, Embrapa e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), o Programa tem a finalidade de treinar profissionais para prestar assistência técnica e fomentar a tecnologia entre os produtores paranaenses. A agenda, no auditório central da Cocamar, começa às 8h e segue até às 17h no primeiro dia e 17h30 no segundo. No total, vão ser apresentados 19 trabalhos, com 20 minutos para cada qual e mais 15 para responder perguntas.

De forma paralela ao Programa, os técnicos da Cocamar e do IDR-Paraná, cooperativa Unicampo e instrutores do SENAR-PR desenvolveram projetos em propriedades rurais de cooperados da Cocamar para implementação das técnicas de ILPF.

“Criamos conhecimento na área, para diversificar a propriedade, intensificar a produção sob a mesma área e aumentar a produção de grãos e carne onde há baixa produtividade. Para isso é preciso um bom trabalho técnico de apoio ao produtor. Ou seja, precisamos capacitar técnicos para ajudar”, ressalta Luiz Lourenço, presidente do Conselho de Administração da Cocamar.

Inicialmente, o foco do programa é o Arenito Caiuá, região conhecida pelo solo arenoso, baixa umidade e temperaturas elevadas. Nessa região, as atividades desenvolvidas em sistemas de ILPF desempenham papel importante para promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas e aumentar a rentabilidade das propriedades rurais com o cultivo da soja.

No cenário nacional, 17,4 milhões de hectares são usados com a tecnologia ILPF. A meta é atingir 35 milhões de hectares no país até 2030.