|

- Produtividade: cafeicultor campeão será conhecido na 5ª feira
- Cocamar realiza rodada de reuniões com cooperados
- Governo pode definir nova política para fertilizantes
REGIÃO
Cocamar divulga campeão de produtividade de café na quinta-feira
A exemplo do que fez na semana passada em relação aos produtores de laranja, a Cocamar divulga na próxima quinta-feira durante o 1° Encontro de Produtores de Café, em Umuarama, o vencedor do Concurso de Produtividade dessa cultura, referente a safra 2007/08. O evento inicia às 13h no Hotel Caiuá, com programação de palestras. A premiação está prevista para começar às 17h.
A expectativa é reunir cerca de 400 participantes, entre produtores e técnicos, para debater vários temas com especialistas. Segundo o coordenador de Café da Cocamar, engenheiro agrônomo Francisco Ubiratã Aires, o evento tem a finalidade de contribuir para que os produtores avancem em seus negócios, melhorando a qualidade e também a produtividade das lavouras. “O potencial para o desenvolvimento da cafeicultura é grande na região”, frisou. Hoje, a produtividade média regional não chega a 15 sacas por hectare. (Flamma)
PRÉ-ASSEMBLÉIA
Cocamar promove rodada de reuniões na região
A Cocamar promove a partir da próxima sexta-feira (dia 22) uma rodada de reuniões preparatórias com cooperados em vários entrepostos da cooperativa, para uma Assembléia Geral Extraordinária que acontece no dia 29 em Maringá. O objetivo é debater assuntos internos e também sobre as perspectivas da agricultura neste segundo semestre. Os encontros com os produtores vão até o dia 27.
Confira a programação. Na sexta-feira, às 10h, o evento será realizado em Cianorte (Unidade Cocamar) e, às 16h30, em Jussara (Associação Cocamar), Japurá (Unidade Cocamar) e Terra Boa (Cecom); dia 25, às 10h, em Floraí (Casa da Cultura), Paranacity (Associação Cocamar) e Paraíso do Norte (Casa da Cultura) e, às 16h30, Paranavaí (Unidade Cocamar), Nova Esperança (Unidade Cocamar) e Atalaia (Anfiteatro Vânia Maria Simão); dia 26, às 10h, Paiçandu (Associação Funcionários Prefeitura), Doutor Camargo (Salão Paroquial) e Ourizona (Unidade Cocamar) e, às 16h30, Floresta (Associação Cocamar), Maringá (Associação Cocamar) e São Jorge do Ivaí (Salão Paroquial); dia 27, finalmente, às 10h, Altônia (incluindo participantes de Pérola e São Jorge do Patrocínio, no Clube SERA de Altônia), Iporã (Casa da Cultura) e Umuarama (Unidade Cocamar) e, às 16h30, Ivatuba (Country Club). (Flamma)
FERTILIZANTES
Governo estuda políticas para o setor
Estudo do governo para definir políticas de fertilizantes foi apresentado ontem (18), em Brasília, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, durante reunião da Câmara Temática de Insumos Agropecuários. “No caso dos nitrogenados, a auto-suficiência deve ocorrer no prazo de cinco a dez anos. Em relação ao potássio, importamos 91%. Devemos estudar as minas de Nova Olinda, Amazonas, além duas jazidas em Sergipe, que ainda não estão sendo exploradas. Além disso, devemos fazer análises mais profundas sobre a ocorrência de potássio no recôncavo baiano e a possibilidade de acertar com a empresa Rio Tinto a aceleração do cronograma para as minas de potássio da Argentina”, explicou Stephanes.
O ministro disse que o Brasil possui minas de fósforo suficientes, que precisam ser melhor exploradas. “Também devemos abrir novos mercados nesse setor. O Egito, que vai aumentar sua produção de fósforo, está interessado em encontrar parceiros na exploração de suas minas e fazer contratos de médio e longo prazos”, enfatizou.
De acordo com o presidente da Câmara Temática de Insumos, Cristiano Walter Simon, o agricultor tem racionalizado o uso do fertilizante pela correção da acidez do solo e uso mais racional do calcário, obtendo melhor absorção de nutriente pelas plantas.
Na reunião, a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) apresentou dados sobre oferta de fertilizantes. Os números apontam crescimento do estoque inicial, ao sair de 2,2 milhões de toneladas, no período de janeiro a julho de 2007, para 4,3 milhões de toneladas nos primeiros sete meses deste ano. Em relação à produção, também houve aumento, de 5,3 milhões de toneladas, de janeiro a julho de 2007, para 5,5 milhões de toneladas no mesmo período de 2008. (MAPA)
|